“Dor e Pediatria: Por que avaliar e tratar dor em pediatria - Aspectos epidemiológicos” foi o tema da Live realizada pela Sociedade Baiana de Pediatria, em parceria com a Clinica de Terapia da Dor (CTD), mediada pela Pediatra e Presidente da Sociedade Baiana de Pediatria, Ana Paz, em dezembro de 2022.
Na Live, Dr Durval enfatizou a importância da Dor em Pediatria como um fator de saúde pública, já que a falta de diagnóstico correto e tratamento adequado nesta parcela da população é responsável pelo aumento do risco de ansiedade e depressão entre estes pacientes.
"O Trauma da dor no recém-nascido modifica a estrutura nervosa e, ao longo do tempo, as conexões. A Dor na criança precisa ser valorizada, acolhida e tratada da forma correta.", ressaltou Dr Durval Kraychete.
Ainda segundo Kraychete, o impacto da dor crônica na criança é muito grande e, por isso, a importância de saber abordá-la.
Na Bahia, segundo dados da Sociedade Brasileira de Estudos para Dor (SBED), 40% das crianças sofrem com dor. Porém, o Estado ainda é carente de um serviço de dor para este público, o que chama a atenção para a necessidade de mais profissionais dedicados a esta especialização.
"Para onde estão indo as crianças com dor?", refletiu Dr Durval.